Devocional no Salmo 23: (1): Bondade e misericórdia me seguirão (v. 6)

 O vocabulário “misericórdia” presente no Salmo 23:6 é encontrado 246 vezes no A.T. sendo aproximadamente metade destas ocorrências apenas em Salmos. O termo envolve a ideia de um relacionamento e comprometimento recíproco e mútuo, ainda que a iniciativa de ser deste relacionamento venha de Deus.

Salmo 23:6

A misericórdia de Deus é que firma nossa vida em meio à aflição (Sl. 31:7-8; 32:10; 57:3; 59:10; 94:18); é a misericórdia de Deus que permite-nos ter uma vida de comunhão com Deus: Ela é que nos dá vida espiritual (Sl. 119:88, 149, 159) e neutraliza a ira de Deus (Is. 54:8; Lm. 3:31-32; Mq. 7:18).

A misericórdia, a graça, o amor leal, a fidelidade de Deus é douradora, persistente e eterna. Os escritores bíblicos celebram a eternidade da misericórdia de Deus. Isso é visto no contraste com coisas que são duradouras, porém não são eternas. Por exemplo, Isaías 54:10a registra “Porque os montes se retirarão, e as colinas serão removidas; mas a minha misericórdia  não se apartará de você.”.  Algumas vezes, ouve-se isso da própria boca de Deus. Por exemplo, em Jeremias 31:3, Deus declara que a presente decadência não pode impedir a futura restauração de Israel, pois “Com amor eterno te amei, por isso com misericórdia te atraí”.

Nos Salmos, tanto Deus como os adoradores humanos descrevem a misericórdia de Deus como eterna. Essa asserção é feita de diversas formas (p. ex, SI 89:2,28,33; 103:17; 117:2; 138:8), mas, às vezes, parece que a misericórdia pode ser retirada (Gn. 24:27; Sl. 40:11; Jr. 16:5) deixando impossível enquadrar a relação entre a eternidade da misericórdia para com a humanidade e a possível perda da misericórdia. Isso serve para nos lembrar que o relacionamento com Deus deve ser buscado, apropriado e entesourado a cada momento de necessidade.

Encontra-se o perdão dos pecados na misericórdia de Deus. A Bíblia mostra Deus como aquele que perdoa pecados por sua misericórdia (Números 14:17-19) e parece sugerir que Deus ou se lembra de nossos pecados ou então de sua misericórdia (Sl. 25:7).

A misericórdia de Deus é importante para a vida do povo de Deus. Ela é a origem desse povo (Êxodo 15:13) e a fonte de alimento espiritual para ele (Salmo 119:24).

O Salmista diz que esta misericórdia de Deus nos persegue ativamente, ferozmente e incansavelmente. O termo aqui é o mesmo termo usado para as perseguições que o povo de Deus tem sofrido ao longo da história: Uma perseguição intencional, incansável, constante e feroz. A Misericórdia de Deus não vai parar até que nos encontre e isso “todos os dias da nossa vida”. Se devemos dizer que somos perseguidos como cristãos, devemos em primeira instância, dizer que o somos pela misericórdia, graça, amor leal, fidelidade de Deus que nos chama à um relacionamento mútuo e recíproco onde desfrutamos de socorro bem presente, perdão de pecados e alimento espiritual adequado. Assim sendo, dizemos como o Salmista: “Bondade e misericórdia me seguirão [ou: “perseguirão” ou ainda: “correrão atrás de mim”] todos os dias da minha vida”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração

Estar cego quanto ao pecado, à quem somos e quem Deus quer que sejamos

Análise da História de Jó