“Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não guarda os seus mandamentos, esse é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas quem guarda a sua palavra, nele verdadeiramente tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: quem diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (I João 2:4-6)


Quase sempre ouvimos pessoas dizerem são cristãs e não leem a bíblia, mas vão em todos os cultos e ouve toda a pregação dominical. Já fui essa pessoa e preciso dizer: não é o suficiente. Chega um tempo que aquilo, por mais consolador, aliviador, aquecedor seja, não vai mais ser o suficiente e você não vai saber o que tá faltando, porque vai em todos os cultos, reuniões, está sempre com o pessoal da igreja... mas a nossa devoção diária e secreta com Deus é primordialmente importante!


João está dizendo que aquele que não guarda os mandamentos nem a palavra de Deus é mentiroso ao dizer que conhece à Deus. Só passamos a conhecer plenamente a Deus através do tempo que gastamos à sós com Ele, em oração e na leitura acompanhada da meditação de Sua palavra. Na igreja nos é apresentado o Cristo que morreu na cruz, o Pai que deu Seu único filho para morrer por pecadores e o Espírito Santo consolador enviado por Deus; mas a igreja não é responsável por fazer o que só eu devo fazer, que é ter meus momentos de devoção com Deus. Isso seria como pedir à alguém para se alimentar fisicamente por mim, mas no fim do dia eu estaria desfalecendo porque não me alimentei individualmente.


João também está dizendo que se você guarda a palavra de Deus, o Seu amor é aperfeiçoado em você. Por isso, se você diz amar mas não guarda a palavra nem os mandamentos, não ama em verdade. Mas nós, cristãos, devemos andar com Cristo andou: em amor, em verdade, em mansidão, autoridade pelo Espírito e poder de Deus, com palavra de cura e repreensão, etc., se não andamos - e andar quer dizer viver - assim não somos verdadeiros seguidores de Cristo, mas mentirosos e a verdade não está em nós.


Estamos em Cristo, logo devemos viver como Cristo viveu.

Graça e paz à todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração

Estar cego quanto ao pecado, à quem somos e quem Deus quer que sejamos

Análise da História de Jó