Alegrem-se!
“Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações” Tg1:2 NAA
Tiago exorta para termos alegria se passamos por provações, pois esta, que prova a nossa fé, traz perseverança. O que quer dizer: com as provas vocês se tornam perseverantes, e como Paulo diz aos romanos em Rm 5:3-4, a perseverança produz experiência, que produz esperança, e aqui ele está falando da esperança da glória de Deus conforme o v.2 de Romanos 5.
Irmãos, devemos nos alegrar também por passarmos por tribulações, pois assim, sabemos que de fato seguimos a Cristo, pois Ele disse: “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou” e completou dizendo: “Se me perseguiram, também perseguirão vocês”. (Jo 15:18,20)
Assim também, Ele disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”. A palavra siga-me é uma ordem dada por Jesus à seus discípulos: deixem tudo que tem e sigam-me. O sentido original da palavra “siga-me” é estar no mesmo caminho, na mesma trilha. A tribulação não nos é algo estranho, pois é necessário para entrar no Reino de Deus (At 14:22; 1Pe 4:12-13 NVI).
No entanto, Paulo fala aos Filipenses para se alegrarem (Fp 4:4). As palavras “alegria” e “alegrar-se” - ou sinonimo delas - são usadas 16 vezes nessa epístola. Quando Paulo escrevia essa carta, se encontrava preso por causa de Cristo (Fp 1:13), e estando na situação de prisioneiro ele exorta a alegria. Irmãos, mesmo que estejamos presos como Paulo, ou carregando a cruz como Cristo, temos de nos alegrar, pois este sofrimento resultará em libertação, a qual esperamos ansiosamente, pois esta acontecerá na volta de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Convido a todos (as) a ouvirmos aos apóstolos Paulo e Tiago nos dizerem: “alegrai-vos, outra vez digo, alegrai-vos”.
Comentários
Postar um comentário