Estar cego quanto ao pecado, à quem somos e quem Deus quer que sejamos

Você já teve a experiência de estar cego? Tipo andar de olhos fechados? Tentar escrever, pegar algo, localizar um lugar de olhos fechados? Creio que já. Todos já fizemos isso ainda quando criança. É sobre esse sentimento que quero falar hoje. Porque quando estamos cegos temos um sentimento de angústia. De não saber o que e como estamos fazendo. Dá medo, insegurança. O ponto que quero chegar é o fato de estarmos cegos quanto ao nosso pecado, à quem somos, e quem Deus quer que sejamos. Quando nos encontramos assim, ficamos angustiados, sem direção, sem firmeza, segurança.


Estar cego quanto ao nosso pecado: "o Espírito Santo veio para convencer o homem do pecado". De acordo com João 16:8 é o Espírito Santo quem nos convence de nossos pecados e estando cegos quanto à ele (o pecado), não há habitação do Espírito Santo em nosso ser e sem ELE, não conhecemos a Deus, e este (o Espírito Santo) é dado por meio de Jesus, pois Ele disse que ao ir para o Pai o enviaria (Jo 16:7). Portanto, sem um d'Eles não podemos ir à Deus. Sem Jesus não temos o Espírito e sem Ele não há arrependimento dos nossos pecados os quais, só nos são convencidos por meio d'Ele. E sem arrependimento não temos perdão e sem o perdão, não podemos sentir o Amor de Deus. Ou seja, sem um não alcançamos o outro. Precisamos de cada um. E não são Eles quem precisam de nós. E não ter o Espírito Santo é andar sozinho, é estar sozinho, é não ter direção, um caminho. É andar segundo a carne. É estar perdido e com um vazio do tamanho de Deus, como diz Fiódor Dostoiévski. 


Estar cego quanto à quem somos: já se fez essa pergunta? "QUEM eu sou?"; já questionei isso muito. Tantas e tantas vezes e não havia resposta. Mas sabe porque não? Porque a gente só sabe quem somos quando conhecemos à Deus. Quando cremos realmente na obra consumada de Cristo naquela cruz. Antes disso, o conceito que eu tinha sobre quem eu sou, estava totalmente errado. Pois eu não conhecia o meu criador, ou seja, não aceitava nem compreendia que eu fui criada por Deus. Para saber destas coisas é preciso conhecer à Deus; só O conhecemos quando lemos a sua palavra (escritura sagrada), pois é nela que encontramos as respostas. É nela que adquirimos conhecimento do Nosso Pai e de tudo o que Ele fez e é capaz de fazer por seus filhos. Então, quem eu sou? Hoje eu sei; sou filha de Deus. Herdeira de Deus e co-herdeira com Jesus Cristo (Rm 8:15-16). Eu sou amada apesar dos meus defeitos; das minhas limitações. Apesar de tudo, eu sou amada. E nada mais importa. O que falam sobre mim, o conceito que as pessoas tem sobre mim; O que verdadeiramente importa é eu saber com convicção: quem eu sou. Se você não sabe quem voce é o que você escutar sobre você mesmo, você vai acreditar. Tudo o que ouvir de terceiros sobre sua identidade vai ter mais crédito para você do que o que você realmente é para Deus. Enfim, você estará perdido até se encontrar em Cristo.


Quem Deus quer que sejamos: esta é uma pergunta bem difícil de responder porque é preciso estar atento à voz do Espírito Santo. Porque cada um de nós fomos chamados para cumprir um propósito para honra e glória do nome de Deus (Rm 8:28). E nem sempre temos conhecimentos desse propósito. Quem Deus quer que sejamos depende do nosso propósito. Sendo assim, quem Deus quer que sejamos? Santos e irrepreensíveis; andemos de acordo a sua vontade (E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos. Ef 1:9-10); amemos nosso próximo como a nós mesmo; amemos à Deus sobre todas as coisas (Mt 22:37-39); ter um relacionamento com Deus nos permite saber quem Ele quer que eu e você seja. Isso ocorre quando nos aproximamos d'Ele e Ele de nós (Tiago 4:8); Deus quer que confiemos n'Ele para todas as coisas; façamos parte do corpo de Cristo; damos de comer e beber, vestir, etc., aos nossos irmãos (Mt 25:35-40); dentre outras coisas que encontramos em Sua palavra. Sem um propósito andamos inutilmente e não é isso que Deus quer para nós. Temos de levar a sua palavra à todos; levar Jesus Cristo às pessoas, e não somente com nossas pregações mas também com nossas atitudes. Dando um bom testemunho da graça de Deus.


Por fim, sem essas respostas, sem essas instruções que vêem de Deus, nossa vida aqui na terra não tem menor sentido. E quando Jesus vier buscar os Seus, se não cumprirmos os seus mandamentos, ouviremos "fora daqui, malditos [...]. Pois tive fome, e vocês não me deram de comer. Tive sede, e não me deram de beber. [...]" (Mt 25:41-45). Além de que, podemos ter Vida e Vida com abundância, com Cristo e libertados da escravidão do pecado. É importantíssimo lembrar que todas essas coisas, TODAS mesmo, é pela graça Divina que nos foi concedida. Por amor à Jesus cumprimos todos seus mandamentos, a qual nos dá energia para fazê-lo. É pela graça, não por obras. É por amor e gratidão. Também, vale ressaltar a grande importância da pregação da palavra de Deus. Mas sem esquecer que temos de andar de acordo o que pregamos, ser o Cristão que pregamos. Entretanto, mesmo falhos, não deixar de pregar o Evangelho de Cristo!

Deus vos abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise da História de Jó

Oração